Blog

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Braskem apresentam o projeto Ecotoy Art 2016.

Projeto une cultura e sustentabilidade através de exposições e oficinas em Santo André, Cubatão e Paulínia nos meses de junho e julho.

A união de arte e sustentabilidade é o tema da exposição Ecotoy Art 2016, em cartaz no Grand Plaza Shopping em Santo André de 2 a 19 de junho, na Prefeitura Municipal de Cubatão de 25 de junho a 10 de julho e de 15 a 31 de julho no Paulínia Shopping.

A mostra apresenta 25 toy arts confeccionados com embalagens reutilizadas de diversos materiais que seriam destinados ao lixo. Nesta edição foram convidados grafiteiros, designers e ilustradores de diversas regiões do Brasil, como Flavio Rossi, SARAMELLO, Bruno Honda Leite, Jota Azevedo de Pernambuco e o Antonio Duque, o “TOTA” de Santo André, entre outros. Clique aqui para conhecer todos os artistas participantes.

O objetivo do projeto é incentivar a reutilização de embalagens após o consumo, através da construção de uma peça única de toy art, explorando características como formas, cores e sensações táteis, adicionando novos valores e ainda ser uma opção de fonte de renda a novos artistas. A Toy Art é uma manifestação artística contemporânea que se apropria do brinquedo enquanto suporte transformando-o em obra de arte e se tornou objeto de desejo para um mercado mundial com peças produzidas em tiragens limitadas e altamente customizadas. O toy art é, em síntese, uma “tela” em 3 dimensões para artistas e designers expressarem sua arte.

“Com a Ecotoy Art, divulgamos consciência ambiental por meio da arte e fazemos um convite ao olhar crítico para a atual sociedade do consumo. Mostramos também um caminho de reuso através da ressignificação de embalagens que se transforme em um suporte tridimensional para o artista explorar sua criatividade e de forma acessível.” comenta o organizador do projeto, Ricardo Lima.

 

Segundo estudos do Ministério do Meio-Ambiente, 1/3 de todo o lixo doméstico produzido são embalagens de produtos descartáveis.

 

Também serão realizadas 6 oficinas para crianças e jovens em cada uma das cidades durante o período das exposições. Acompanhe nossas redes sociais e a programação no site para as datas das oficinas.


Bess Multimedia Casa Locomotiva Governo do Estado de SP Braskem Secretaria da Cultura do Estado de SP Grand Plaza Shopping Prefeitura Municipal de Cubatão Paulínia Shopping

No comments yet